| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Matéria Prima
Desde: 06/02/2003      Publicadas: 1989      Atualização: 25/08/2008

Capa |  Artigos & cia  |  Cidadão Maringá  |  Comentário  |  Conto  |  Crítica  |  Crônica  |  Entrevista  |  Erramos  |  Geral  |  Livro  |  Moda  |  Opinião  |  Reportagem  |  Você no MP


 Crítica

  03/11/2007
  0 comentário(s)


A "inovação" que não está dando certo

Ao tentar ser diferente, interagindo com o telespectador, telejornal "SBT Manchetes" apresenta baixo índice no Ibope

A Equipe Matéria Prima
O termo interação, segundo o dicionário da Língua Portuguesa de Silveira Bueno significa ação recíproca, mútua, ou seja, ação que se troca. Ancorado por Carlos Nascimento e Cyntia Benini, o telejornal "SBT Manchetes", é exibido pelo SBT (Sistema Brasileiro de Comunicação), das 21h às 21h45. O telejornal que estreou no dia 1° de outubro, aborda diversos temas nacionais de interesse público, como saúde, política, economia, polícia, entre outros e também acontecimentos internacionais. O SBT Manchetes anuncia como "diferencial" a interatividade (a mesma explicada acima), com o telespectador em um "espaço" onde as pessoas podem opinar, por meio do telefone, sobre um determinado tema, geralmente atual e de relevância para a população, abordado pelos apresentadores.

Esse diferencial do SBT Manchetes, por meio da idéia de "troca de ação" com os telespectadores, ou interatividade, não vem dando certo. Segundo pesquisas do Ibope, a audiência da emissora no horário em que o jornal é exibido vem apresentando média de menos de quatro pontos, faixa baixa para o horário de exibição. Isso mostra que o que veio para se tornar diferencial e atrativo não está sendo.

Mas o que o SBT Manchetes faz, ou pelo menos tenta fazer, não é recente. O interesse pela interatividade se apresenta antes mesmo do telefone, meio utilizado pelo telejornal. Os leitores de tempos mais antigos, já mandavam cartas para as redações dos jornais e revistas expressando suas opiniões e contribuindo com suas sugestões. Isso também é uma forma de interagir.

Hoje as emissoras têm sites que possibilitam ao público vídeos das reportagens apresentadas em seus telejornais, a qualquer hora, mantendo o objetivo principal: a interação.

Cabem então as perguntas: por que o SBT Manchetes não está "vingando" com o novo formato apresentado? Será este modelo inovador demais?
Talvez seja inovação, mas não podemos deixar de relatar a "coragem" do SBT Manchetes, em "ousar" a tal ponto. Talvez, o público não esteja "preparado" para isso.

O que acontece é que a interatividade não está representada apenas na participação do telespectador, via telefone, em resposta a um assunto proposto pelo telejornal. A interatividade vai além disso. Está na "fácil" interpretação do discurso apresentado, em que, tanto um doutor quanto um cidadão que cursou apenas o ensino fundamental, ou nem isso, é capaz de interpretar e entender o que lhes foi exposto, já que o telejornalismo abrange muitas pessoas, independentemente da classe social.
Talvez, a forma de interação apresentada pelo telejornal não seje a melhor para o público. Cabe então ao SBT Manchetes verificar a melhor forma de interação para com seus telespectadores, já que o telejornal se mostra preocupado em conhecer a opinião do telespectador.

Imagem meramente ilustrativa/www.sbt.com.br/padrao.asp?idp=10

OS COMENTÁRIOS QUE NÃO TIVEREM O NOME COMPLETO DO AUTOR E EMAIL PARA CONTATO NÃO SERÃO PUBLICADOS


  Mais notícias da seção ° no caderno Crítica
11/08/2008 - ° - CQC traz um novo conceito de jornalismo
O programa Custe o Que Custar, apresentado na Band, atrai telespectadores pelo humor inteligente...
30/06/2008 - ° - Com nova linha, Superpop não foca só entretenimento
A atração insere jornalismo na programação em busca de seriedade e audiência, mas não dá pra levar Luciana Gimenez a sério...
23/06/2008 - ° - A mídia aumenta e, às vezes, até inventa
A imprensa erra muito na cobertura de casos de grande impacto, prejudicando Justiça e influenciando a opinião pública...
16/06/2008 - ° - Jornal do Povo, o jornalismo de releases
Reproduzir textos de assessorias de imprensa é costume dos jornais, mas esse vício excede o limite do aceitável...
03/06/2008 - ° - 'Veja' atropela Justiça e sentencia casal
Ao determinar a informação pelo tamanho das letras da capa, revista induz leitor a julgamento prévio no caso Isabella...
19/05/2008 - ° - Verusca escolheu dia errado para morrer
A recepção jornalística que impressos de Maringá deram ao acidente que matou operária foi excessivamente discreta...
19/05/2008 - ° - A hegemonia da coluna social maringaense
Editoria exalta pessoas consideradas, na sociedade, modelos de glamour, sucesso e bem estar, e exclui as demais classes...
05/05/2008 - ° - Telejornal deve priorizar a informação
Por alguns instantes, o Jornal do SBT dá preferência para atração não-jornalística e faz propaganda da emissora no ar...
28/04/2008 - ° - Veja o sensacionalismo com Rosane Collor
Na divulgação da revista Veja ares de escândalos para causar impacto ainda rondam o campo do jornalismo...
21/04/2008 - ° - De "Aqui Agora" para "Aqui jaz Agora"
Programa que reestreou em março no SBT teve vida breve e a resposta para o fracasso pode estar no uso de velhas fórmulas...
14/04/2008 - ° - Maringá Urgente, um obituário eletrônico
Programa de caráter jornalístico apela para imagens sensacionalistas em horários inadequados e veicula situações fortes...
01/12/2007 - ° - O desprazer de ser entrevistado na TV
Com o lema "muito respeitoso", o programa "Prazer em Conhecê-lo" não se importa em tratar os entrevistados com cretinice...
17/11/2007 - ° - A imprensa e seu costume de engendrar
Com grande força de influência nas mãos, a mídia também é usada para manipular informações e distorcer a realidade ...
17/11/2007 - ° - Notícias culturais se resumem a notas
Muitas vezes, as notícias culturais mais se assemelham a algo como um panfleto, que mostra somente a hora, data e local do evento...
27/10/2007 - ° - Site "noticioso" aposta na onda da cópia
"Diário Notícias" tem como slogan "Seu jornal na web", mas direito autoral dos que produzem informação não é respeitado...
27/10/2007 - ° - Revista dá sinais de perda no jornalismo
"Objetiva, abrangente e dinâmica", "Revista da Semana" não tem a melhor característica de seu veículo: a profundidade...
20/10/2007 - ° - Jornal esquece o "outro lado" da notícia
Abordar todos os lados do fato e ouvir mais de uma fonte, nem sempre está presente no cotidiano de "O Diário" ...
13/10/2007 - ° - "Debate Bola" faz discussão sem debate
Apesar de tendencioso, o programa vai sobrevivendo na programação da TV Record mais pelo humor do que pelo jornalismo...
13/10/2007 - ° - Programa esportivo dribla o jornalismo
Tentando inovar na apresentação de gols feitos na semana, o Globo Esporte marca pontos contra o jornalismo...
06/10/2007 - ° - Invasão de privacidade ou direito à informação?
Abuso de liberdade de expressão e coleta ilegal de informações colocam sob suspeita a prática do jornalismo...
29/09/2007 - ° - Os seus problemas também podem ser meus
Com um tom cômico e despreocupado, Ângelo Rigon faz de seu blog um instrumento de utilidade pública...
15/09/2007 - ° - Tendências fazem sucesso "Hoje em Dia"
Programa reúne informação, entretenimento e culinária na medida; convergência é palavra de ordem no mundo globalizado...
08/09/2007 - ° - Cobertura do Parapan deixa a desejar
Público não tomou conhecimento de grande parte do que aconteceu no evento; falta de divulgação pela TV ajudou e muito ...
08/09/2007 - ° - Espontaneidade do "Hoje" conquista público fiel
Telejornal-revista da "Rede Globo" perde um pouco da formalidade, mas, com muita leveza e humor, mantém confiabilidade ...
01/09/2007 - ° - Datena: jornalismo mesmo ou espetáculo
Fugir dos modelos convencionais de jornalismo tudo bem, mas exagerar, apelar e constranger não é seriedade...
18/08/2007 - ° - Profissionais sem ética desmerecem o jornalismo
A prática inadequada de alguns jornalistas faz as condutas profissionais de outros serem banalizadas...
11/08/2007 - ° - Jornalista deve tomar cuidado com o português
Apesar de algumas palavras não mudarem o sentido da informação, deveriam ser usadas com mais rigor e propriedade...
11/08/2007 - ° - "Mais Você": onde está o entretenimento?
Ana Maria Braga está perdendo o foco do programa; apresentadora agora resolveu se aventurar no jornalismo...
07/07/2007 - ° - As supostas máscaras da mídia brasileira
Ambigüidades e jogos argumentativos que visam a influenciar opiniões; no fim, tudo figura como estratégia política...
30/06/2007 - ° - Globo Notícias na velocidade do click
Rapidez na informação, por meio da internet, faz repensar modelo jornalístico da Rede Globo de Televisão...



Capa |  Artigos & cia  |  Cidadão Maringá  |  Comentário  |  Conto  |  Crítica  |  Crônica  |  Entrevista  |  Erramos  |  Geral  |  Livro  |  Moda  |  Opinião  |  Reportagem  |  Você no MP
Busca em

  
1989 Notícias