Equipe Matéria PrimaO termo interação, segundo o dicionário da Língua Portuguesa de Silveira Bueno significa ação recíproca, mútua, ou seja, ação que se troca. Ancorado por Carlos Nascimento e Cyntia Benini, o telejornal "SBT Manchetes", é exibido pelo SBT (Sistema Brasileiro de Comunicação), das 21h às 21h45. O telejornal que estreou no dia 1° de outubro, aborda diversos temas nacionais de interesse público, como saúde, política, economia, polícia, entre outros e também acontecimentos internacionais. O SBT Manchetes anuncia como "diferencial" a interatividade (a mesma explicada acima), com o telespectador em um "espaço" onde as pessoas podem opinar, por meio do telefone, sobre um determinado tema, geralmente atual e de relevância para a população, abordado pelos apresentadores.
Esse diferencial do SBT Manchetes, por meio da idéia de "troca de ação" com os telespectadores, ou interatividade, não vem dando certo. Segundo pesquisas do Ibope, a audiência da emissora no horário em que o jornal é exibido vem apresentando média de menos de quatro pontos, faixa baixa para o horário de exibição. Isso mostra que o que veio para se tornar diferencial e atrativo não está sendo.
Mas o que o SBT Manchetes faz, ou pelo menos tenta fazer, não é recente. O interesse pela interatividade se apresenta antes mesmo do telefone, meio utilizado pelo telejornal. Os leitores de tempos mais antigos, já mandavam cartas para as redações dos jornais e revistas expressando suas opiniões e contribuindo com suas sugestões. Isso também é uma forma de interagir.
Hoje as emissoras têm sites que possibilitam ao público vídeos das reportagens apresentadas em seus telejornais, a qualquer hora, mantendo o objetivo principal: a interação.
Cabem então as perguntas: por que o SBT Manchetes não está "vingando" com o novo formato apresentado? Será este modelo inovador demais?
Talvez seja inovação, mas não podemos deixar de relatar a "coragem" do SBT Manchetes, em "ousar" a tal ponto. Talvez, o público não esteja "preparado" para isso.
O que acontece é que a interatividade não está representada apenas na participação do telespectador, via telefone, em resposta a um assunto proposto pelo telejornal. A interatividade vai além disso. Está na "fácil" interpretação do discurso apresentado, em que, tanto um doutor quanto um cidadão que cursou apenas o ensino fundamental, ou nem isso, é capaz de interpretar e entender o que lhes foi exposto, já que o telejornalismo abrange muitas pessoas, independentemente da classe social.
Talvez, a forma de interação apresentada pelo telejornal não seje a melhor para o público. Cabe então ao SBT Manchetes verificar a melhor forma de interação para com seus telespectadores, já que o telejornal se mostra preocupado em conhecer a opinião do telespectador.
Imagem meramente ilustrativa/www.sbt.com.br/padrao.asp?idp=10
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