Isabela MattiolliAcessório indispensável na vida de qualquer mulher, a bolsa perdeu o status de artigo de luxo para tornar-se definitivamente uma necessidade, seja para guardar pequenos objetos quanto para incrementar o visual. Prova disso é a valorização do produto artesanal, que reúne bom gosto, criatividade, melhor acabamento e, muitas vezes, molda-se de acordo com o uso para o qual foi planejada.
As bolsas começaram a ganhar esse caráter artesanal por volta de 1940, no auge da Segunda Guerra Mundial. Materiais como o couro, desapareceram do mercado e pela falta de matéria-prima, os artesãos se destacaram com suas bolsas de tecidos e aplicações. Outro momento forte foi em 1960 com a ascensão do movimento hippie e da utilização de técnicas do artesanato, como o crochê, tricô e o patchwork (trabalho com retalhos).
Atualmente, apesar de não estarmos inseridos em um movimento cultural tão forte, como o hippie, e muito menos sofrermos com a falta de matéria-prima, as bolsas artesanais estão em cena mais uma vez. A estudante Bárbara Pádua, 20, diz preferir as bolsas artesanais por serem "diferentes das compradas em uma loja e pela exclusividade, por não serem fabricadas em série".
A maringaense Isabela Seghese, 19, criou em 2005 uma marca de bolsas produzidas artesanalmente por ela. As vendas são feitas por meio de um site, onde o cliente tem acesso a um catálogo com os modelos e os preços do produto e do frete. Ela diz ter optado pela venda online por "facilitar e aumentar as vendas e para que os consumidores de outros Estados tenham acesso também". Resultado disso são as vendas para diversos Estados, entre os quais, mais distantes, como Roraima e Rondônia.
Seghese diz acreditar que o que leva as clientes a comprarem bolsas artesanais é pelo fato de "serem mais detalhadas, criativas e diferentes das industriais". Ela comenta também que o que caracteriza esse tipo de material, além da criatividade é o acabamento impecável, justamente pelo fato de ser produzido um por um e não em série como os industriais.
Imagem/www.fotolog.com/picnicdelefante/22882731
Detalhes que dão vida às bolsas e cativam seus clientes
OS COMENTÁRIOS QUE NÃO TIVEREM O NOME COMPLETO DO AUTOR E EMAIL PARA CONTATO NÃO SERÃO PUBLICADOS Mais notícias da seção
° no caderno
Moda