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Matéria Prima
Desde: 06/02/2003      Publicadas: 1989      Atualização: 25/08/2008

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 Moda

  28/04/2007
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Consultores de moda são artigos de luxo

Em Maringá, os profissionais são pouco procurados por lojistas; consultor é vinculado às empresas de grandes marcas

Consultores de moda são artigos de luxoRicardo Andretto Fonseca
São poucas as referências que traduzem o significado de um consultor de moda. Não é preciso formação na área, mas o objetivo da profissão está diretamente relacionado com o trabalho exercido na orientação no campo do vestuário.

Segundo Sabrina Levinton, 26, coordenadora e consultora do Senai Maringá Bureau na área de moda & design, a maioria das pessoas faz uma associação errada de que o consultor de moda é aquele profissional que trabalha para uma única pessoa (como "personal stylist" - estilista pessoal) por isso cabe definir também sua outra função.

Na parte empresarial o consultor trabalha com treinamento de vendedores, pesquisas de mercado e desenvolve ações com visual merchandising. A gerente de vendas de uma franquia de grande marca, de Maringá, Rosane de Souza Maciel, 33, disse que o acompanhamento de questões relacionadas à moda é todo feito pelo consultor. "Os gerentes trabalham em cima de informações de consultores. Isso facilita a interação com o cliente. Normalmente são as franquias que têm esses profissionais."

A reportagem do jornal Matéria Prima fez uma sondagem em três principais shoppings da região e descobriu que, de fato, somente lojas franqueadas de marcas conhecidas contam com o auxílio para consultoria nesse setor.

Com participação expressiva no campo confeccionista do Paraná, segundo o Sindvest (Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá), surge a necessidade para que os lojistas da cidade se atualizem e criem novas formas para atrair o cliente. Para Sabrina Levinton, qualquer empresa que trabalha com o segmento de moda precisa do auxílio de um consultor. "Eu acho que existem outras coisas a serem trabalhadas antes de chegar ao consultor, mas uma delas é chegar a ter realmente um consultor."

A preocupação quanto ao repasse da informação dos produtos e tendências da estação é também dos fabricantes e fornecedores do vestuário. Segundo Maria Cristina Hoffmann Stump, 48, dona de uma das lojas visitadas pelo MP, são eles que se encarregam de organizar "workshops" para informar aos lojistas e vendedores. "Tem de ficar antenado, o trabalho de conhecimento do produto é essencial."


Imagem/http://trilux.org/img/gravata-vermelha.jpg
Personal stylist não é a única função do consultor de moda

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