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Matéria Prima
Desde: 06/02/2003      Publicadas: 1989      Atualização: 25/08/2008

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 Moda
  28/04/2007
  1 comentário(s)


Cresce na cidade moda para fãs de mangá
Comércio de produtos se popularizou com lojas especializadas e um evento destinado para quem aprecia animação japonesa
Cresce na cidade moda para fãs de mangáCelso Oliveira
Os mangás (quadrinhos japoneses) e animês (animação no mesmo estilo) chegaram ao Brasil nas décadas de 1970 e 1980 " por meio das primeiras edições nacionais e da programação da extinta TV Manchete " e, desde então, o número de fãs não parou de crescer. Esse grupo (formado principalmente por jovens e adultos) foi criando uma identidade cada vez mais sólida, incorporando ao seu cotidiano roupas, acessórios, penteados, entre outras manias inspiradas em seus personagens favoritos. Hoje existem convenções espalhadas por todo o País, destinadas a reunir os aficionados.

Porém, é difícil pensar que Maringá, morada de tantos imigrantes japoneses, tenha começado a explorar esse potencial apenas recentemente. Um exemplo disso é o Animeingá, evento anual local que realizará este ano apenas a 3ª edição, contando com estandes para venda de roupas, revistas e DVDs, concursos, festivais de bandas e exibição de animê.

As lojas especializadas também são relativamente novas, conforme constatou a reportagem do Jornal Matéria Prima. O casal Newton Yamamoto, 50, e Noriko Yamamoto, 41, donos de uma loja desse segmento desde maio de o ano passado, contam que, quando compraram a loja, não trabalhavam com produtos dessa natureza. Newton Yamamoto diz que a idéia de vender não apenas os quadrinhos, mas também as roupas e acessórios foi uma estratégia para motivar o filho a participar dos negócios. "Funcionou melhor do que esperávamos: além dele se apegar à loja, ainda conquistamos um público jovem que não tínhamos antes."

Segundo o casal, além das camisetas com estampas dos personagens ou cenas das tramas, outros acessórios que fazem sucesso são os "bottons" e chaveiros. Eles ainda contam que na época do Animeingá (realizado durante um fim de semana, na segunda metade do ano) aumenta a procura peças de vestuário para cosplays " que seria uma atividade onde o fã se caracteriza de um personagem, incluindo roupas, cabelo, maquiagem, acessórios etc, podendo até mesmo competir em concursos. "Nós vendemos muitos quimonos, espadas e zooris (chinelos de palha) para os participantes", afirma Yamamoto.

Noriko revela que o retorno é ainda maior após o evento. "Muitos jovens não dispõem de dinheiro na hora e voltam à loja para comprar as roupas apenas na semana seguinte." Ela ainda lembra que muitos pais também aderem aos gostos dos filhos, procurando interagir com eles e ajudando-os a comprar as camisetas e demais produtos.

Para Helton Piotrowski, estudante de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e fã de animê e mangá, os quadrinhos atraem mais aos jovens por seu realismo e suas temáticas diferentes. "Por mais que acreditem, não é algo destinado a crianças", comenta. Ainda segundo ele, até mesmo algumas pessoas que não são fãs gostam dessa moda, enquanto outros fãs gostam, mas não usam por terem vergonha ou medo de sofrerem preconceito.

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