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Desde: 06/02/2003      Publicadas: 1989      Atualização: 25/08/2008

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 Moda

  01/12/2007
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Falta de padronização confunde consumidores

Roupas de mesma numeração e marcas distintas têm tamanhos diferentes; tabela para padronização está prevista para 2008

Falta de padronização confunde consumidoresCarina Veltrini
É fato: ao provar três calças do mesmo tamanho e de marcas diferentes, a possibilidade que todas tenham realmente o mesmo tamanho é nula. Enquanto uma fica pequena, outra parece ser dois números maior do que anuncia a etiqueta. De acordo com a professora do curso de Moda do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) Loeci Scapinello, essa confusão de tamanhos existe porque não há um padrão de medidas regulamentado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). "Cada empresa faz suas próprias medidas."

"Mesmo assim, é raro confundir um [tamanho] 36 com um [tamanho] 42." É o que diz o gerente e modelista de uma indústria de confecções de Maringá Durmeval Dornato de Souza. Segundo ele, isso acontece porque a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem uma tabela que norteia as indústrias têxteis, com uma medida mínima e máxima para cada tamanho. "A maioria das empresas de Maringá segue essa padronização." Segundo dados do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá, a região tem cerca de 1.500 fábricas do setor de confecção.
A tabela da ABNT não padroniza os tamanhos, apenas dá um limite. Mas o problema de numeração pode ser solucionado ano que vem.

Segundo o site da Abit [www.abit.com.br], a associação está fazendo uma pesquisa, junto com a ABNT, atualizando as medidas dos brasileiros. O resultado será uma tabela de padronização dos tamanhos, que fica pronta no ano que vem. Segundo a professora Loeci Scapinello, essa tabela vai ajudar a complementar as medidas. "Teremos uma peça em um tamanho normal, o 38, por exemplo, e teremos essa mesma peça com cintura maior e mesmo o comprimento maior. Assim, peças do mesmo tamanho podem servir para pessoas que têm medidas de cintura ou quadril um pouco diferentes."

O gerente Durmeval Dornato de Souza diz acreditar que a tabela da Abit poderá ser boa tanto para os negócios quanto para os consumidores. "Padronizar os tamanhos vai ajudar a empresa na exportação e também o consumidor, que vai saber que número usa." Para Loeci Scapinello, ficará mais fácil para o lojista agradar os clientes. "Eles [os clientes] ficarão satisfeitos em encontrar produtos diferenciados nas lojas."

De acordo com o site da Abit, a adesão à tabela será facultativa, o que pode não prejudicar as confecções de roupas de tamanhos maiores. Segundo Deyse Hess, jornalista de moda de Maringá, algumas marcas colocam numeração maior ou menor do que o padrão da ABNT para selecionar os clientes. "Algumas marcas vendem apenas até o [tamanho] 44, mas o [tamanho] 44 é bem menor do que o padrão, porque não querem associar pessoas mais gordinhas à marca. Por outro lado, as marcas que trabalham com tamanhos maiores colocam o número 42 em uma peça 46, por exemplo, para que a cliente se sinta bem."

Imagem/ www.lavstar.com.br
Marcas colocam tamanhos menores para agradar os clientes

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