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Desde: 06/02/2003      Publicadas: 1989      Atualização: 25/08/2008

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 Moda
  05/05/2007
  1 comentário(s)


Tempo e sociedade ditam o que vestir
A moda reflete o momento histórico que se vive; hoje, o comum e o diferente são temas para criatividade
Tempo e sociedade ditam o que vestirFernanda Steigenberg Ramos
O antigo filósofo Heráclito de Éfeso já dizia "não nos banhamos duas vezes no mesmo rio", pois ao retornar , nem nós, nem o rio somos os mesmos. Assim, quando uma tendência de moda é relida, nem essa tendência, nem o contexto histórico social são os mesmos.

"A moda é um produto morto", diz Anderson Pisanelli da Silva, consultor de moda do Senai de Londrina (100 km da Maringá). Isso, porque quem cria uma coleção, assim que acaba de criar, já deve estar pensando em outra. A moda muda de acordo com o momento histórico em que a sociedade está vivendo. De acordo com ele, a sociedade está em um momento paradoxal e a moda reflete isso. "Você quer ser diferente, mas quer fazer parte de um grupo." E dessa forma existem características que serão comum a todos e escolhas que marcarão a individualidade.

José Mário Martinez Ruiz, coordenador do curso de moda do Cesumar (Centro Universitário de Maringá), diz que "a moda é cíclica, o estilista aproveita alguns aspectos". Por exemplo, hoje há uma releitura dos anos 1980, ou seja, os aspectos dessa década são captados e atualizados. Ele ainda ressalta: "não se pega a moda e transporta de maneira artificial para a contemporaneidade, ninguém aceitaria usar um figurino da década de 1980".

Anderson Pisanelli da Silva chama atenção para o ciclo da moda. "O sapato da sua avó vai ter serventia em termos de cor, forma, mas talvez não de matéria-prima, não de acabamento, pois a tecnologia vai dizer que você pode usar-lo de outra forma."

Mas a moda não é apenas releitura, também se baseia em outros fatores que permeiam a sociedade. De acordo com José Mário Martinez Ruiz, o atentado às torres gêmeas de NovaYork em 2001, por exemplo, que chocou o mundo também repercutiu na moda. Muitos estilistas que estavam montando suas coleções glamurosas de alta costura tiveram de modificá-las, pois o momento não era de festejar. "Existem sacadas que fazem da idéia marketing para suas marcas", afirma ele. Outro episódio citado pelo professor foi a crise da bolsa de valores de Nova York, em 1929, em que houve a valorização do longo, pois estava sobrando tecido. "Uma das estratégias foi tornar elegante os drapeados, enviezados e longos", diz Ruiz.

Imagem/www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/moda16/mo1612200511.shtml
A moda não é só relida também reflete fatos

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