| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Matéria Prima
Desde: 06/02/2003      Publicadas: 1989      Atualização: 25/08/2008

Capa |  Artigos & cia  |  Cidadão Maringá  |  Comentário  |  Conto  |  Crítica  |  Crônica  |  Entrevista  |  Erramos  |  Geral  |  Livro  |  Moda  |  Opinião  |  Reportagem  |  Você no MP


 Opinião
  07/07/2008
  0 comentário(s)


Campanhas eleitorais esquentam o clima
Possibilidade de mudança faz da votação um emblema de cidadania e manifestação dos direitos civis
Campanhas eleitorais esquentam o climaTathianne Akemi Chiquette
O voto é a materialização da cidadania. Para a solidificação desse símbolo institucional, a população maringaense irá às urnas, no dia 5 de outubro, tendo como bússola o programa administrativo de cada candidato. O homem encarregado do leme da Prefeitura de Maringá será examinado pela força dos partidos que o alicerçam, pelos aliados e, principalmente, pelo histórico pessoal, ético-moral e político.

Prefeitos edificam importância local e regional. Representam o valor semelhante ao de um presidente para a nação, no entanto, em âmbito restrito e norteado pelo poder estadual. Assim, o possível candidato a pleitear a vaga administrativa máxima maringaense deve tomar decisões e agir conforme a contextualização da cidade. Deve munir-se de exemplos passados de agilidade e bom-senso. Este é um bom momento para se lembrar do presidente norte-americano John Kennedy que conseguiu, em duas semanas, superar a crise dos mísseis soviéticos instalados em Cuba, em 1962. Ao saber da ameaça, Kennedy teve a sagacidade de criar um comitê de emergência. Ouviu todos os assessores e indagou tudo sobre os detalhes técnicos. Atitude emblemática, cidadã, digna de um líder preocupado com a nação que representa.

Simultaneamente à cidadania sociopolítica de Kennedy, o jornal Matéria Prima traz com o artigo de Bruna Cury o embasamento da concretização da cidadania nas universidades. Por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos alunos têm a oportunidade de ingressar no ensino universitário gratuito. Em contrapartida, Fernando Rípoli, com a crônica "Eu vou ser sempre o melhor dos alunos", discute a ambição e a ausência de métodos lícitos para atingir metas ilusórias de perfeição. Aliás, ambição e ganância que resultaram no desvio de R$ 1,8 milhão de verbas públicas na administração do ex-prefeito de Maringá Jairo Gianoto durante sua gestão de quatro anos (1997 a 2000).

Em ares de eleições, a imprensa funciona como porta-voz dos interesses da sociedade, defendendo direitos e necessidades. No entanto, cabe ressaltar que quando determinado meio de comunicação toma partido na promoção da candidatura política de um "ser elegível", pratica jornalismo de campanha. "Sim, nós promovemos a eleição de Collor", afirmou Roberto Marinho, em 1992. Paralelamente, é o poder da imprensa, suas influências e o desenvolvimento do jornalismo que Isabela Amaral discorre na sua entrevista com a historiadora Ana Luiza Martins.

Práticas imorais políticas que divergem da ética e cidadania ajudaram na solidificação do senso-comum de que todo político é corrupto. No entanto, evidencia-se que a corrupção em si está presente em qualquer lugar. Sentenciar que todo político é corrupto é, concomitantemente, pré-julgar todos os indivíduos ao seio da corrupção. Posicionamento xiita que deve ser evitado. Munidas desse alicerce, Carina Bernardino e Maema Molina abstêm-se da visão extremista e cristalizada da prostituição entorpecentemente vulgarizada. Elas conversaram com mulheres que fazem da venda do corpo uma forma de coexistência social. Descobriram que o amor, sentimento muitas vezes abnegado à profissão, é o motriz para que algumas se desvencilhem da prostituição.

O combate à violência é um dos requisitos à tranqüilidade e ao bem-estar. Garante conforto psicológico e o direito de ir e vir. Na urna eleitoral, merecerá o voto do morador do Conjunto Requião o candidato que priorizar a atenuação da violência no bairro. Aliás, coerção esta evidenciada por Marco Aurélio de Morais no bairro em que a segurança está longe dos princípios que regem a dignidade cidadã.

A arte da política nasceu com os alicerces emanados da civilização grega. Os gregos foram os primeiros a falar em democracia, o "governo do povo". Essa escultura política de conduzir as diferenças econômicas, sociais e culturais é o espólio de um governo democrático. Paralelamente à arquitetura política, Fábio Guillen mostra como a arte de esculpir plantas, técnica conhecida como topiaria, exalta beleza e chama a atenção dos moradores do Requião. Como a política, a representação artística paira em cosmos do bem conduzir.

Atenas, diferentemente de Esparta, foi uma cidade rica, aberta ao comércio, dinâmica e democrática. A administração pública era exercida por cidadãos preparados, conhecedores dos problemas da cidade onde viviam. Daí a importância dada à educação e a formação dos cidadãos. No entanto, o conceito de cidadão apresentava restrições, pois cidadão era o homem livre e ateniense (nascido em Atenas, filho de pai e mãe atenienses). Mulheres, escravos estrangeiros, a maioria populacional da pólis ateniense, não participava do processo político e educacional. Em contrapartida, atualmente, como rege na Constituição Federal, a educação e o voto são um direito de todos. Lillian Cestari evidencia que a construção de uma sede da Pontifícia Universidade Católica trará benefícios aos moradores do Requião no que diz respeito à educação e à redução da violência.

Assim, em meio à efervescência política, a Equipe Matéria Prima alerta para uma análise pausada e preventiva dos programas administrativos de cada candidato. Boa leitura!

Imagem/www.badaueonline.com.br/2008/3/6/Pagina27889.htm
OS COMENTÁRIOS QUE NÃO TIVEREM O NOME COMPLETO DO AUTOR E EMAIL PARA CONTATO NÃO SERÃO PUBLICADOS


  Mais notícias da seção ° no caderno Opinião
11/08/2008 - ° - Alucinógenas ou não, o importante é consciência
Ainda que sejam prejudiciais à saúde, drogas como maconha e cigarro fascinam jovens com promessa de status social...
11/08/2008 - ° - Quarenta anos do ano que mudou o mundo
Puramente revolucionário,1968 reuniu as transformações mais significativas para a sociedade contemporânea ...
07/07/2008 - ° - Mais que avaliar, Enem promove cidadania
Instrumento de avaliação do aprendizado auxilia pais no momento de escolher uma boa escola para os filhos...
30/06/2008 - ° - Campanha pede um país menos corrupto
Projeto de lei complementar encampado pela igreja busca conscientizar eleitores contra maus políticos...
30/06/2008 - ° - Edição para degustar,como alimento sadio
Ter hábitos saudáveis é o sonho de qualquer pessoa, e vão da boa alimentação até a leitura de bons textos...
23/06/2008 - ° - Nem sempre remédio ajuda a emagrecer
Indicados apenas em casos de obesidade, muitos ainda recorrem aos medicamentos sem mudar o estilo de vida...
23/06/2008 - ° - Respeito marca 100 anos de imigração
A cultura japonesa contribuiu tanto para o crescimento econômico quanto cultural do país no último século...
16/06/2008 - ° - Os médicos também precisam se tratar
Os profissionais da saúde que trabalham na rede pública sofrem com a carga horária elevada; faltam funcionários...
16/06/2008 - ° - Prepare o agasalho, pois o inverno pede passagem
A nova estação se aproxima e tudo indica que, ao contrário dos últimos anos, as temperaturas vão cair ...
09/06/2008 - ° - Preservar hoje para construir o amanhã
Floresta Amazônica ainda sofre com a ação do homem, que causa malefícios ao planeta por meio de desmatamentos e queimadas...
09/06/2008 - ° - As diferentes formas da conduta humana
O homem vive em constante mudança, de caráter e comportamento; há fatores que o fazem evoluir ou não como individuo...
03/06/2008 - ° - A mídia excede, sim, mas nem tudo está perdido
Tragédias familiares e escândalos sexuais revelam o lado mais obscuro, mas às vezes necessário, da imprensa...
19/05/2008 - ° - Cuidar do planeta é lição de casa e também da escola
Desrespeito sobre o próprio homem e a natureza põe em xeque as leis naturais; é preciso parar e salvar o planeta...
05/05/2008 - ° - Homogeneidade como forma de inclusão
A negação das diferenças é o recurso utilizado pelo MEC para combater a discriminação de pessoa com deficiência...
05/05/2008 - ° - Para incluir é preciso também integrar
Futuros repórteres apresentam compromisso de sociabilidade, respeito e cidadania por meio de matérias e opiniões...
28/04/2008 - ° - Mudanças nos planos de saúde ainda são tímidas
Convênios abrem espaço para atendimento de psicólogos e nutricionistas, mas erram no número de consultas...
28/04/2008 - ° - Caso Isabella ainda imobiliza o País
A sociedade não se dá conta que a todo instante várias Isabellas perdem a vida e, sem comoção, passam despercebidas...
21/04/2008 - ° - O tema individualismo e o fenômeno "matar"
Os homens não pensam nos interesses coletivos e matam para atender aos próprios desejos, constituindo, assim, um fenômeno social aparente...
21/04/2008 - ° - Produzir jornal requer espírito de olimpíada
Em ritmo acelerado e competitivo, estudantes de jornalismo disputam maratonas diárias em busca da melhor reportagem...



Capa |  Artigos & cia  |  Cidadão Maringá  |  Comentário  |  Conto  |  Crítica  |  Crônica  |  Entrevista  |  Erramos  |  Geral  |  Livro  |  Moda  |  Opinião  |  Reportagem  |  Você no MP