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Desde: 06/02/2003      Publicadas: 1989      Atualização: 25/08/2008

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 Reportagem
  31/03/2006
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Lei exige ensino da língua espanhola
Embora tenham até 2010 para se adequar à legislação, escolas públicas de Maringá já oferecem disciplina a 57 turmas
Lei exige ensino da língua espanholaNádila Toledo
A lei federal 11.161, de agosto de 2005, determina que as instituições de públicas e privadas de ensino médio apresentem no currículo escolar a oferta da língua espanhola aos alunos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) as escolas têm até 2010 para se adequarem à lei. Já a aplicação aos alunos do ensino fundamental é facultativa. A assistente de chefia do Núcleo Regional de Educação de Maringá (NRE), Vera Baroni, explica que para atender a legislação neste momento, o idioma está sendo ofertado no município por meio do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), da Secretaria de Educação do Paraná. "O Celem funciona desde 1986 e este ano já foram abertas 57 turmas para aprender o espanhol."

O curso de espanhol oferecido pelo centro de línguas tem duração de dois anos e as aulas são divididas em quatro semestres. Os estudantes freqüentam uma base de duas horas aula por dia, duas vezes por semana. Ao final desse período recebem certificado reconhecido pela Secretaria de Educação do Paraná. Para a coordenadora do Celem em Maringá, Margarete Aparecida Borges, "os alunos saem com um certificado básico da língua de boa qualidade". Os idiomas ofertados no Celem de Maringá são espanhol, francês, italiano e japonês. Porém Margarete Borges explica que no centro, a língua mais procurada é o espanhol. "Eu diria hoje que está até superando a procura pela língua inglesa."

Cláudio Ferdinandi, diretor do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná (Sinepe-NOR) e pró-reitor de ensino do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) explica que ainda não foram emitidas normas complementares pelo Conselho Estadual de Educação para essa lei.

Em Maringá, segundo Vera Baroni, 70% dos colégios privados já disponibilizam aos alunos o aprendizado do espanhol. Ela explica, ainda, que a escolha da língua estrangeira parte da própria escola. "As escolas particulares estão ofertando essa língua não como uma língua facultativa aos alunos, mas como uma língua estrangeira que deve obrigatoriamente constar na matriz curricular da grade de ensino."


Segunda língua favorece
novos acordos comerciais


Com a lei que insere o ensino de espanhol nas escolas economia brasileira espera ampliar negócios no exterior


Marcela de Miranda
A economia brasileira poderá conquistar benefícios a partir da lei federal 11.161. O economista e professor do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) e diretor executivo do Cesumar Empresarial, Acir Bacõn, afirma que "a lei interfere de modo significativo no que diz respeito à participação mais efetiva do país, não apenas em nível do Mercado Comum do Sul (Mercosul), como também em nível de economia mundial".

Segundo Vinicius Milani, professor e mestre em direito internacional no Cesumar, o Brasil ganha com essa lei não somente mais uma língua, mas populariza outra cultura. "A população ganha um incremento cultural muito grande, aprende outros mecanismos de trabalhos, de integração, de educação e um intercâmbio cultural valioso".

Para ele, com a introdução do espanhol como disciplina no ensino médio o Mercosul é beneficiado, porque o Brasil é o representante desse bloco econômico e o único país de língua portuguesa, sendo que Argentina, Paraguai e Uruguai falam a língua espanhola. "O Brasil tem o compromisso não só moral, mas também comercial com o Mercosul. É extremamente importante que fale o espanhol", afirma o professor de direito internacional.

Além disso, ele conta que a Espanha demonstrou, durante a implantação e adaptação do projeto de lei, grande entusiasmo. "A Espanha já se posicionou de maneira positiva em relação à iniciativa do Brasil, colocando-se à disposição para intermediação no processo de integração do Brasil com a União Européia", explica Milani.

De acordo com o professor, espera-se também uma integração do Brasil com os países do Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca), e com os países hispânicos representados em todo o mundo. "O que os países hispânicos vão perceber é que o Brasil tem a intenção que essa seja obrigatoriamente a nossa segunda língua, e não o inglês." Já para o economista Acir Bacõn o idioma espanhol também vai melhorar a economia internamente. "A língua espanhola já se tornou fundamental para a sobrevivência na nova ordem mundial."

Bacõn afirma que "a língua espanhola é a segunda mais falada comercialmente no mundo hoje. Aproximadamente 400 milhões de pessoas dominam o idioma e para 2050 estima-se algo em torno de 550 milhões de pessoas falando o espanhol". E acrescenta: "Aliado a isso, especialistas apontam o mercado latino-americano como um dos que mais impacto trará à economia mundial neste século".


Imagem/http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=3682&FlagNoticias=1&Itemid=3816
Rede pública estadual oferece curso de dois anos aos alunos


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